Quem Somos

A auditoria interna tem de estar preparada para acompanhar a dinâmica de desenvolvimento do mercado, prestigiando a profissão do auditor interno em Moçambique e promovendo a obtenção de certificações internacionais.

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O que é a AMAI?

A AMAI é uma organização de profissionais de auditoria e controlo interno, sem fins lucrativos, de direito privado e de âmbito nacional.
Criada em 2005 por 24 membros fundadores e profissionais de várias áreas ligadas à prestação de contas, foi registada como Associação Moçambicana de Auditores Internos. Em 2010, passou a ser um dos capítulos do IIA Global em África, tendo adoptado a designação IIA - Moçambique.
Em finais de Abril do corrente ano, por deliberação da Assembleia Geral retornou à designação AMAI, em consequência de desafiliação pelo IIA Global.

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Como surge a AMAI?

Integrada no Processo do desenvolvimento Nacional;
Consequência da globalização do mundo em geral;
Combinação de esforços entre o governo e a sociedade civil;
Resposta às exigências que se colocam a diversos níveis;
Acompanhar a dinâmica que o processo de desenvolvimento imprime;
Decisão dos profissionais ligados aos trabalhos de auditoria interna e identificados com os objectivos e código de ética do Instituto de Auditores Internos  com sede em Florida nos EUA. O IIA é um organismo de grande prestígio internacional e agrega mais de 110.000 membros em todo mundo. Nos últimos anos tem conhecido um franco crescimento.

Objectivos da AMAI

É objectivo principal da AMAI, a congregação dos seus membros visando a sua organização, desenvolvimento e permanente capacitação, no sentido de prestação de serviços de padrão internacional.

Objectivos Estratégicos

Criar nova mentalidade incentivando os seus membros em mais valias como a formação e troca de experiências no âmbito da ciência e tecnologia;
Promover a elevação da conduta moral e deontológica dos seus membros; e
Incentivar o seu aperfeiçoamento técnico e científico, através da investigação dos princípios, sistemas e métodos de auditoria interna, bem como a sua divulgação no seio dos organismos públicos ou privados.

Composição dos Órgãos Sociais

• Assembleia Geral;
• Conselho de Direcção;
• Conselho Fiscal.

Objectivos Estratégicos e Operacionais de Curto e Médio Prazos

• Defender e promover o valor que os profissionais de auditoria interna agregam às suas organizações;
• Fornecer oportunidades de desenvolvimento profissional e difundir normas e outras orientações práticas profissionais;
• Garantir autonomia financeira da agremiação para assegurar a sua continuidade, estabelecendo como prioridade o saneamento financeiro da mesma;
• Repor a credibilidade da agremiação juntos dos membros;
• Incentivar à responsabilidade individual e corporativa de Prestação de contas.
• Prover e/ou garantir a Formação Profissional local, para elevar as competências profissionais dos executores ligados ao controlo interno (qualidade e eficiência técnica);
• Garantir e/ou coordenar a Certificação Internacional (4 módulos independentes, sendo que a cada um corresponde um nível de graduação).

Resultados Esperados

Deste modo, a AMAI pretende contribuir entre outros para garantir a eficácia e eficiência na gestão das organizações, através de:
1. Melhoria do desempenho individual do auditor interno;
2. Melhoria do desempenho das organizações públicas e privadas;
3. Assessoria no estabelecimento de parcerias público-privadas, acordos e contratos internacionais;
4. Institucionalizar a carreira de auditor no Sector Público; e
5. Cultivar o princípio para estabelecimento de uma Auditoria de excelência.

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