Notícias

I2

Janeiro de 2019

A AMAI retomou o ciclo de formações em “Conta de Gerência” em parceria com a Inspeção Geral de Finanças, tendo capacitado e formado 13 profissionais de auditoria interna de 5 instituições, nomeadamente: Maputo Sul, IGEPE, FUNAE, BVM, FDS. Estas formações tiveram a duração de 3 dias.

F2

Fevereiro de 2019

A AMAI comemorou 14 anos de existência, tendo reunido os membros fundadores, os órgãos sociais eleitos, bem como os cessados em Agosto de 2018. Ainda nesse mês realizou em parceria com a IGF, a segunda formação de Conta de Gerência para colaboradores da Agência do Zambeze, Fundo Bibliografico, Maputo Sul e Inspecção Geral de Jogos, totalizando 10 participantes.

A Presidente da agremiação e um membro participaram na 26ª conferência Internacional ESAAG na Zâmbia. Esta conferência, touxe benefícios para a Instituição, uma vez que seus representantes tiveram a oportunidade de expôr as suas actividades a nível internacional e trocar experiências com outros países sobre matérias de formação e certificação, dando a conhecer o estágio dos trabalhos em Moçambique.

Ainda neste período, em parceria com a RSM, iniciou a actualização da base de dados dos membros da agremiação, processo ainda em curso. 

I1

Março de 2019

Em parceria com o IPAI - Instituto Português de Auditores Internos, realizou a primeira fase de preparação da formação para a obtenção de Certificação Internacional em Auditoria Interna (CIA) para 51 colaboradores do BCI. Esta formação incluiu as seguintes temáticas: (a) Normas Profissionais de Auditoria Interna, (b) Ética em Auditoria Interna e (c) Introdução ao Controlo Interno e Auditoria Interna, ministrada por um profissional CIA de Portugal.

T2

Abril de 2019

A AMAI realizou a 3ª formação em Conta de Gerência para técnicos da autarquias de Boane, do Fundo da Paz e Reconciliação Nacional e do MITADER, que teve a duração de 5 dias e contou com parceria da IGF.

Nos dias dois e nove de Abril de 2019, realizou-se a Segunda Assembleia Geral Ordinária da agremiação, com objectivo de apreciar os relatórios e contas relativos aos anos 2016, 2017 e 2018 e deliberar sobre o retorno à anterior designação, passando de IIA para AMAI. Na mesma altura foi deliberada a aprovação do Plano de Actividades e Orçamento para o ano 2019.

F1

Maio 2019

Em parceria com a IGF realizou-se uma formação em “Conta de Gerência” para 13 colaboradores do Instituto Nacional de Petróleos - INP, tendo sido ministrada por formadores da IGF. Para a mesma instituição, foi realizada uma formação de 3 dias, em matérias de “Finanças Públicas”, tendo beneficiado 11 profissionais.

F4

Junho a Setembro 2019

A agremiação esteve envolvida em processos de legalização da documentação necessária para o exercício da actividade, tendo obtido a Certidão Comercial com a nova designação, o Alvará, actualizado o NUIT e a certidão de inscrição no cadastro da UFSA.

Em Parceria com a OCAM – Ordem de Contabilistas de Mocambique, a Presidente da agremiacao participou na capacitação em actualização das NIRF’s, ministrado pela Comissão de Normalização Contabilistica de Portugal com duração de 5 dias. Participou ainda na Conferência Internacional sobre Técnica de Gerenciamento de Valor (TEVM2019) organizada pela mesma instituição em parceria com a Federação Pan-Africana de Contabilistas.

A Responsável do pelouro de Administração e Finanaças participou no Seminário do MEF – Ministério de Economia e Finanças alusivo a 55ª edição da FACIM 2019 subordinado ao tema “Gestão Macroeconómica, num Contexto de Recursos Naturais”. Participou também na formação sobre prevenção e combate a corrupção a convite da OCAM e organizada pelo GCCC – Gabinete Central de Combate a Corrupção.

Ainda neste período, foram auditadas as contas da agremiação, relativas ao período de 2015 a 2018.

Outubro 2019

a agremiacao deu continuidade ao ciclo de formações em matérias de “Conta de Gerencia” tendo realizado duas formações beneficiando 12 profissionais de auditoria Interna, colaboradores da Bolsa de Valores(2) CEDSIF (6) e CMCM (3); 1 da Emodraga Beira (1).

A AMAI representadada pelo presidente da Mesa da Assembleia Geral, proferiu uma palesta com o tema ” Importância das Auditorias Internas nas Organizações “ a convite da Universidade UNITIVA. O evento teve a participacao dos órgãos sociais da agremiação, e beneficou aproximadamente 500 estudantes da Universidade.

Solicitada a concorrer para um concurso pelo Tribunal Aministrativo, A AMAI elaborou o caderno com conteúdos das formações de acordo com as necessidades apresentadas pelo sector. Esta proposta ainda não teve o seu desfecho, pelo que continuamos aguardando pela resposta definitiva.

Novembro 2019

A AMAI realizou uma formação para os profissionais do Ministério da Defesa tendo capacitado 8 profissionais provenientes de várias unidades do Ministério nomeadamente, Academia militar de Nampula, MDF – servico cívico, MDN e ISEDEF. A formacao teve a duracao de 3 dias e foi ministrada por um formador Independente contratado para o efeito.

Os órgaos Sociais da AMAI com apoio da Agremiacao, candidataram-se a membros do IPAI, tendo sido admitidos com efeitos a partir de Janeiro de 2020.

Dezembro 2019

A AMAI no cumprimento do seu plano de actividades identificou potenciais doadores para o financiamento das suas actividades, tendo reunido e apresentado propostas a USAID, FAN entre outros que demonstraram seu interesse em financiar as actividades da agremiação. Iniciou com o processo de angariação de fundos para financiamento da participação dos membros na Conferência Anual Internacional ESAGG a realizar-se na Zâmbia em Janeiro de 2020.

As formações foram realizadas nos escritorios da AMAI o que contribuiu em grande medida para a contençao de custos administrativos.

Eventos

two person-in-long-sleeved-shirt-shakehand-955395

4 a 6 de Março 2020

Curso de Auditoria Interna Baseada em Risco

De 4 a 6 de Março do corrente ano, das 8:00 as 16:00 horas, decorreu um curso de capacitação em auditoria Interna Baseada em Risco.

© Copyright 2020. Todos direitos reservados.