Notícias

Eventos

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29 de Agosto a 2 de Setembro

8ª Edição de Capacitação para Elaboração e Emissão de Parecer à Conta de Gerência - 3ª Turma

Informa-se que estão abertas as inscrições para o ciclo de formações em Elaboração, Validação e Parecer da “Conta de Gerência” que inicia dia 29 de Agosto corrente.

Público alvo: Técnicos de Órgãos e Instituições do Estado com ou sem autonomia administrativa, financeira e patrimonial (Fundos e Institutos, Agências, Empresas Públicas, Municípios e Autarquias Locais).

Início: 29 de Agosto - Duração: 40 horas (5 dias)
Data-limite de inscrição: 27/08/2022
Local: Sede da AMAI

Contactos para mais informações: (+258) 86 29 37 108 ou (+258) 85 03 81 155
Endereço: Rua Joe Slovo, nº 22, 4º Andar, porta 7 – Cidade de Maputo, Moçambique
Email: geral@amai.org.mz; administracao@amai.org.mz

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25 a 30 de Julho

8ª Edição de Capacitação para Elaboração e Emissão de Parecer à Conta de Gerência - 2ª Turma

Informa-se que estão abertas as inscrições para o ciclo de formações em Elaboração, Validação e Parecer da “Conta de Gerência” que inicia dia 25 de Julho corrente.

Público alvo: Técnicos de Órgãos e Instituições do Estado com ou sem autonomia administrativa, financeira e patrimonial (Fundos e Institutos, Agências, Empresas Públicas, Municípios e Autarquias Locais).

Início: 25/07/2022
Duração: 40 horas (5 dias)
Data-limite de inscrição: 20/07/2022
Local: Sede da AMAI

Contactos para mais informações: (+258) 86 29 37 108 ou (+258) 85 03 81 155
Endereço: Rua Joe Slovo, nº 22, 4º Andar, porta 7 – Cidade de Maputo,  Moçambique
Email: geral@amai.org.mz; administracao@amai.org.mz



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13 a 17 de Julho

8ª Edição de Capacitação para Elaboração e Emissão de Parecer à Conta de Gerência

Informa-se que estão abertas as inscrições para o ciclo de formações em Elaboração, Validação e Parecer da “Conta de Gerência” que inicia dia 13 de Julho corrente.

Público alvo: Técnicos de Órgãos e Instituições do Estado com ou sem autonomia administrativa, financeira e patrimonial (Fundos e Institutos, Agências, Empresas Públicas, Municípios e Autarquias Locais).

Início: 13/07/2022
Duração: 40 horas (5 dias)
Data-limite de inscrição: 11/07/2022
Local: Sede da AMAI

Contactos para mais informações: (+258) 86 29 37 108 ou (+258) 85 03 81 155
Endereço: Rua Joe Slovo, nº 22, 4º Andar, porta 7 – Cidade de Maputo,  Moçambique
Email: geral@amai.org.mz; administracao@amai.org.mz



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Auditores Internos e Controle Interno Celebram Parceria

Maio é o Mês Internacional da consciencialização da Auditoria Interna e foi também o mês escolhido pela Inspecção Geral de Finanças (IGF) para formalizar o protocolo com a Associação Moçambicana de Auditores Internos (AMAI) na realização de actividades no âmbito do Controle Interno.

O acordo preconiza a elaboração de um estudo que permita encontrar-se uma forma para certificar o profissional de Auditoria Interna, tendo em conta as suas competências e a expectativa dos benefícios esperados pela organização com o seu trabalho.

Para fortalecer a compreensão dos servidores públicos e da sociedade sobre a importância da actividade dos profissionais da área, as partes irão também debruçar-se sobre a certificação profissional dos mesmos.

O objectivo do acordo entre a Auditoria e o Controle Interno é permitir disseminar a importância da existência da actividade e a sua contribuição na melhoria da gestão pública, auxiliando as instituições a tornar-se mais eficientes e eficazes.

Na prestação de serviços, a auditoria na sua avaliação objectiva e independente tem como propósito examinar a integridade, adequação e eficácia dos controles internos, das informações financeiras, patrimoniais, contabilísticas e operacionais da entidade, com a finalidade de melhorar os processos de governança, gerenciamento de risco e de controle.

Acreditamos que as formações e capacitações em resultado desta união de esforços entre as duas instituições permitirão alcançar tal fim.

“Por uma Auditoria Interna de Excelência”


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11 a 16 DE ABRIL

Capacitação em Fiscalização da Legalidade de Receitas e Despesas Públicas

A AMAI informa que vai decorrer de 11 a 16 de Abril de 2022, a Capacitação em Fiscalização da Legalidade de Receitas e Despesas Públicas - Elaboração, Emissão de Parecer e Monitoria da Conta de Gerência.

As Inscrições estão abertas podendo nos contactar pelo tel: (+258) 86 29 37 108 ou através do e-mail geral@amai.org.mz. 

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08, 09 e 10 DE NOVEMBRO

Capacitação para Elaboração e Emissão de Parecer à Conta de Gerência

A AMAI informa que a 7ª edição do ciclo de Formação e Capacitação para a elaboração, validação e emissão de parecer à Conta de Gerência, vai encerrar dia 18 de Dezembro do corrente ano. Para melhor os servir na realização de próximas sessões, a associação continuará a receber solicitações dos interessados para a Formação até 15 de Dezembro.

A segunda sessão deste ciclo da Formação irá decorrer nos dias 08, 09 e 10 do mês de Novembro de 2021.

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19, 20 e 21 DE OUTUBRO

Capacitação para Elaboração e Emissão de Parecer à Conta de Gerência

A AMAI informa que estão abertas as inscrições para o ciclo de formações em Elaboração, Validação e Parecer da “Conta de Gerência” que inicia em Outubro do corrente ano.

Público alvo: Técnicos de Órgãos e Instituições dos Estado com ou sem autonomia administrativa, financeira e patrimonial (fundos e Institutos, Agências, Empresas Públicas, Municípios e Autarquias Locais).

Início: 19/10/2021
Duração: 3 dias
Data-limite de inscrição: 15/10/2021
Local: Sede da AMAI

Para se candidatarem ao evento, poderão faze-lo manifestando interesse através do nosso contacto eletrónico iiamoc.formacao@gmail.com ou para o telefone: 86 2937 108 ou 85 0381 155.

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26, 28 DE JULHO / 08, 09 DE AGOSTO

Curso básico de Auditoria Interna

A AMAI informa a quem possa interessar que em parceria com a “Crossover Brazil”, e através do seu formador, Professor Eduardo Person Pardini, vai levar a cabo a formação virtual em Auditoria Interna que será ministrada em quatro sessões com a duração de três horas, nos dias 26, 28 de Julho e 08, 09 de Agosto de 2021.

O Curso básico de Auditoria Interna tem a carga horária de doze horas e o objectivo de reciclar profissionais efectivos de auditoria interna, bem como os interessados nestas matérias. Todos os participantes terão direito a certificado de participação. A AMAI disponibiliza uma sala de aula para cerca de 15 participantes possam interagir durante a sessão, e para os que se encontram mais distante poderão fazê-lo através de links que serão enviados para o efeito.

Para se candidatarem ao evento, poderão faze-lo manifestando interesse através do nosso contacto eletrónico iiamoc.formacao@gmail.com ou para o telefone: 862937108.

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9 A 14 DE NOVEMBRO

6ª Edição de Capacitação para Elaboração e Emissão de Parecer à Conta de Gerência

A AMAI, vem por este meio informar que estão abertas as inscrições para o ciclo de formações em Elaboração, Validação e Parecer da “Conta de Gerência” que inicia em Novembro do corrente ano.

Público alvo: Técnicos de Órgãos e Instituições do Estado com ou sem autonomia administrativa, financeira e patrimonial (Fundos e Institutos, Agências, Empresas Públicas, Municípios e Autarquias Locais).

Início: 09/11/2020
Duração: 3 e 5 dias
Data-limite de inscrição: 06/11/2020
Local: Sede da AMAI

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ÚLTIMA HORA

Assembleia Geral da AMAI

Prezados membros, incumbe-me o Presidente da Mesa da Assembleia Geral, Dr. Gildo Lucas informar que devido à situação de emergência que o país está a viver, a Assembleia Geral da AMAI agendada para o dia 15 de Abril de 2020 é adiada para uma data a anunciar. Pede-se a colaboração dos membros em disseminar a mensagem.

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4 A 6 DE MARÇO 2020

Curso de Auditoria Interna Baseada em Risco

De 4 a 6 de Março do corrente ano, das 8:00 as 16:00 horas, decorreu um curso de capacitação em auditoria Interna Baseada em Risco.

Notícias

Dezembro 2019

A AMAI no cumprimento do seu plano de actividades identificou potenciais doadores para o financiamento das suas actividades, tendo reunido e apresentado propostas a USAID, FAN entre outros que demonstraram seu interesse em financiar as actividades da agremiação.
Iniciou com o processo de angariação de fundos para financiamento da participação dos membros na Conferência Anual Internacional ESAGG a realizar-se na Zâmbia em Janeiro de 2020.

As formações foram realizadas nos escritorios da AMAI o que contribuiu em grande medida para a contençao de custos administrativos.

Novembro 2019

A AMAI realizou uma formação para os profissionais do Ministério da Defesa tendo capacitado 8 profissionais provenientes de várias unidades do Ministério nomeadamente, Academia militar de Nampula, MDF – servico cívico, MDN e ISEDEF. A formação teve a duração de 3 dias e foi ministrada por um formador Independente contratado para o efeito.

Os órgaos Sociais da AMAI com apoio da Agremiação, candidataram-se a membros do IPAI, tendo sido admitidos com efeitos a partir de Janeiro de 2020.

Outubro 2019

A agremiação deu continuidade ao ciclo de formações em matérias de “Conta de Gerência” tendo realizado duas formações beneficiando 12 profissionais de auditoria Interna, colaboradores da Bolsa de Valores(2) CEDSIF (6) e CMCM (3); 1 da Emodraga Beira (1).

A AMAI representadada pelo presidente da Mesa da Assembleia Geral, proferiu uma palesta com o tema ” Importância das Auditorias Internas nas Organizações“ a convite da Universidade UNITIVA. O evento teve a participação dos órgãos sociais da agremiação, e beneficou aproximadamente 500 estudantes da Universidade.

Solicitada a concorrer para um concurso pelo Tribunal Aministrativo, A AMAI elaborou o caderno com conteúdos das formações de acordo com as necessidades apresentadas pelo sector. Esta proposta ainda não teve o seu desfecho, pelo que continuamos aguardando pela resposta definitiva.

Junho a Setembro 2019

A agremiação esteve envolvida em processos de legalização da documentação necessária para o exercício da actividade, tendo obtido a Certidão Comercial com a nova designação, o Alvará, actualizado o NUIT e a certidão de inscrição no cadastro da UFSA.

Em Parceria com a OCAM – Ordem de Contabilistas de Mocambique, a Presidente da agremiação participou na capacitação em actualização das NIRF’s, ministrado pela Comissão de Normalização Contabilistica de Portugal com duração de 5 dias. Participou ainda na Conferência Internacional sobre Técnica de Gerenciamento de Valor (TEVM2019) organizada pela mesma instituição em parceria com a Federação Pan-Africana de Contabilistas.

A Responsável do pelouro de Administração e Finanaças participou no Seminário do MEF – Ministério de Economia e Finanças alusivo a 55ª edição da FACIM 2019 subordinado ao tema “Gestão Macroeconómica, num Contexto de Recursos Naturais”. Participou também na formação sobre prevenção e combate a corrupção a convite da OCAM e organizada pelo GCCC – Gabinete Central de Combate a Corrupção.

Ainda neste período, foram auditadas as contas da agremiação, relativas ao período de 2015 a 2018.

Maio 2019

Em parceria com a IGF realizou-se uma formação em “Conta de Gerência” para 13 colaboradores do Instituto Nacional de Petróleos - INP, tendo sido ministrada por formadores da IGF. Para a mesma instituição, foi realizada uma formação de 3 dias, em matérias de “Finanças Públicas”, tendo beneficiado 11 profissionais.

Abril de 2019

A AMAI realizou a 3ª formação em Conta de Gerência para técnicos da autarquias de Boane, do Fundo da Paz e Reconciliação Nacional e do MITADER, que teve a duração de 5 dias e contou com parceria da IGF.

Nos dias dois e nove de Abril de 2019, realizou-se a Segunda Assembleia Geral Ordinária da agremiação, com objectivo de apreciar os relatórios e contas relativos aos anos 2016, 2017 e 2018 e deliberar sobre o retorno à anterior designação, passando de IIA para AMAI. Na mesma altura foi deliberada a aprovação do Plano de Actividades e Orçamento para o ano 2019.

Março de 2019

Em parceria com o IPAI - Instituto Português de Auditores Internos, realizou a primeira fase de preparação da formação para a obtenção de Certificação Internacional em Auditoria Interna (CIA) para 51 colaboradores do BCI. Esta formação incluiu as seguintes temáticas: (a) Normas Profissionais de Auditoria Interna, (b) Ética em Auditoria Interna e (c) Introdução ao Controlo Interno e Auditoria Interna, ministrada por um profissional CIA de Portugal.

Fevereiro de 2019

A AMAI comemorou 14 anos de existência, tendo reunido os membros fundadores, os órgãos sociais eleitos, bem como os cessados em Agosto de 2018. Ainda nesse mês realizou em parceria com a IGF, a segunda formação de Conta de Gerência para colaboradores da Agência do Zambeze, Fundo Bibliografico, Maputo Sul e Inspecção Geral de Jogos, totalizando 10 participantes.

A Presidente da agremiação e um membro participaram na 26ª conferência Internacional ESAAG na Zâmbia. Esta conferência, touxe benefícios para a Instituição, uma vez que seus representantes tiveram a oportunidade de expôr as suas actividades a nível internacional e trocar experiências com outros países sobre matérias de formação e certificação, dando a conhecer o estágio dos trabalhos em Moçambique.

Ainda neste período, em parceria com a RSM, iniciou a actualização da base de dados dos membros da agremiação, processo ainda em curso. 

Janeiro de 2019

A AMAI retomou o ciclo de formações em “Conta de Gerência” em parceria com a Inspeção Geral de Finanças, tendo capacitado e formado 13 profissionais de auditoria interna de 5 instituições, nomeadamente: Maputo Sul, IGEPE, FUNAE, BVM, FDS. Estas formações tiveram a duração de 3 dias.

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